Nos meses de verão, as festas populares e religiosas celebram-se um pouco por todo o concelho de Sintra. O Santuário de Nossa Senhora da Piedade na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, abrange as localidades de Piedade, Almornos, Tapada de Vale de Lobos, Vale de Lobos, Serração, Sabugo e Olelas e acolhe as festas em honra da padroeira entre 19 e 22 de agosto.

O hábito de subir ao Santuário é antigo e mantém-se há vários anos, fruto do esforço da população em não deixar morrer a tradição. Esta é a maior celebração da Igreja da zona e são muitas as pessoas vêm a esta festa para cumprir promessas.


Os Nova Era (dia 19), a Banda Raska (dia 20), o duo Nuno e Marina (dia 21) e o conjunto Vice Versa animarão as noites de baile, sempre às 22h00. Paulo Martinho dará um espetáculo de freestyle, no dia 20, a partir das 17h00.

No campo religioso, o destaque vai para a Missa Solene, seguida de procissão, que se realiza no dia 21, a partir das 15h30. Na segunda-feira, dia 22, tem lugar uma missa pela paz, às 10h00.

Sintra Notícias com Jornal Correio de Sintra
Fotografia: Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade da Serra