Trânsito condicionado na Serra de Sintra

Devido às condições meteorológicas adversas e, consequentemente, perigo de incêndio rural de nível muito elevado, a circulação na Serra de Sintra encontra-se esta quarta-feira, dia 17 de agosto, condicionada.

“As cancelas existentes mantêm-se encerradas enquanto a situação de risco de incêndio muito elevado se mantiver”, refere a autarquia de Sintra em comunicado, informando que “não é permitida a realização de trabalhos em espaço rural e na envolvente de áreas edificadas com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor”.

Durante este período continuam a poder circular no perímetro florestal, veículos de socorro e de emergência, empresas ali sediadas e entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

Recorde-se, a Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.