SMAS instalam 164 contentores em Agualva e Mira Sintra

Avenida D. Nuno Álvares Pereira

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a investir 500 mil euros na renovação de contentorização na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, com os novos equipamentos a serem instalados em articulação com as obras de repavimentação e reperfilamento a cargo da Câmara de Sintra (CMS).

Os SMAS de Sintra vão proceder à instalação de 164 contentores enterrados, divididos por 41 pontos de deposição. Em curso, além da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, está a ser instalada nova contentorização no âmbito da requalificação das ruas Cidade de Praga e Cidade de Belgrado. Os novos contentores aumentam a capacidade de deposição e contribuem para um melhor ambiente urbano, incluindo a diminuição de odores, e a redução da ocupação do espaço público.

As intervenções em curso no terreno, em obras que arrancaram no mês de junho, têm lugar nas ruas Cidade de Praga e Cidade de Belgrado, numa empreitada municipal, que abrange uma área de 3.210 m2, que contempla o reperfilamento e repavimentação dos arruamentos, com recurso à execução de um ilhéu central para aumentar a oferta de lugares de estacionamento e substituição do revestimento pedonal de calçada portuguesa por pré-fabricados de betão colorido. Em dois pontos, foram instalados oito contentores.

Também na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, que está a ser requalificada numa empreitada conjunta CMS/SMAS no valor de 2 milhões de euros, estão a ser instalados 21 contentores, em cinco pontos de deposição.


Novas intervenções

Ao longo de 2022/2023, estão previstas intervenções em diversas artérias, como as ruas Cidade de Madrid, Gonçalo Velho Cabral, Professor Egas Moniz e da Ponte Nova e na Avenida dos Bombeiros Voluntários, para além das vias do Bairro Fonte das Eiras, neste caso a contemplar um total de 37 contentores. Além da substituição da contentorização de resíduos, os trabalhos visam melhorar as condições de segurança e conforto da circulação rodoviária, a criação de circuitos pedonais adequados e inclusivos, aumentar a oferta de lugares de estacionamento e reforçar a drenagem de águas pluviais.

De referir que após as ruas Cidade de Bruxelas e de Paris, em 2020, os SMAS de Sintra procederam à instalação de novos contentores na Rua António Nunes Sequeira/Rua Vasco da Gama/Rua Bartolomeu Dias, na Praceta das Comunidades Lusíadas, na Praça da Fraternidade Universal e junto ao parque de estacionamento da Travessa da Cabine.

Também no âmbito da ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares, o Parque Linear da Ribeira das Jardas, foram instalados novos equipamentos na Avenida dos Missionários e na Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro, que aguardam a conclusão dos trabalhos da CMS para serem operacionalizados. No total, foram instalados 52 novos contentores, divididos por 13 pontos de deposição.


Em 2022/2023, de acordo com o Programa de Recuperação de Vias Rodoviárias do concelho no que diz respeito ao território da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, está prevista a instalação de 112 equipamentos em 28 localizações.

A instalação de novos equipamentos de deposição de resíduos urbanos, por parte dos SMAS de Sintra, insere-se na intervenção em curso em vários pontos do concelho, que representa um investimento global de quatro milhões de euros.

Além de Agualva, mas também de áreas como Casal de Cambra, Massamá, Monte Abraão, Fitares e Sintra, entre outras, a renovação de contentorização já foi concretizada na Serra das Minas, com instalação de 195 contentores, e está a decorrer em Mem Martins (234 novos equipamentos); na Tapada das Mercês (231); nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174) e no Algueirão (170).