O vereador da Câmara Municipal de Sintra, pelo PSD, Ricardo Baptista Leite, está há uma semana na Ucrânia, como voluntário.
O médico encontra-se num hospital regional em Lviv, e está a participar numa campanha de angariação de fundos para apoiar a maternidade e os cuidados intensivos neonatais. Nas suas redes sociais, Ricardo Baptista Leite tem vindo a mostrar um pouco da situação que se vive e das dificuldades das equipas médicas em trabalhar em bunkers e abrigos subterrâneos.
(…) “Este é o momento para ajudarmos a garantir que os bebés que nascem neste hospital em Lviv cresçam saudáveis para reconstruir uma #Ucrânia livre. Temos de estar do lado certo da história e apoiarmos este povo que tanto está a sofrer” — Ricardo Batista Leite
“São tantos casos em que cada pessoa traz uma bagagem emocional, psicológica e física, é impossível não sermos engolidos pela emoção” — Ricardo Batista Leite
Recorde-se, esde 24 de fevereiro que a Ucrânia está debaixo de fogo, após uma invasão pelas forças militares russas.
Este conflito já provocou milhões de deslocados. Portugal já atribuiu, até ao momento, 48.122 proteções temporárias a cidadãos ucranianos. Destes, 1648 vieram para Sintra que é, de resto, o 4.º concelho mais procurado, depois de Lisboa, Cascais e Porto.