Mais de 1.100 bombeiros combatem nos distritos de Santarém e Leiria

Quatro incêndios nos distritos de Santarém e de Leiria estão a mobilizar hoje à tarde mais de 1.100 operacionais, cerca de 320 viaturas e 13 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

Dois destes incêndios começaram na semana passada e chegaram a ser dados como “em conclusão”.

De acordo com os dados disponíveis no “site” da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, consultados pela Lusa às 18h00, o fogo que teve início na quinta-feira na localidade de Cumeada, no concelho de Ourém (Santarém), está a lavrar no concelho de Alvaiázere, já no distrito de Leiria, e é o que mobiliza mais meios: 350 operacionais, apoiados por 103 viaturas e dois meios aéreos.

O outro incêndio que começou na sexta-feira, na localidade de Vale de Pia, concelho de Pombal, distrito de Leiria, estava às 18h00 ativo no concelho de Ansião, no mesmo distrito. Estão a combater as chamas 222 bombeiros, com 60 viaturas e dois meios aéreos.

Já hoje, às 12h06, deflagrou outro incêndio no concelho de Ourém, na localidade de Cumieira, distrito de Santarém. No terreno, a combater as chamas, estão 270 bombeiros, com 77 veículos e cinco meios aéreos.

Um minuto mais tarde, às 12h07, foi dado o alerta para um fogo que teve início na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que está a mobilizar 277 operacionais, apoiados por 79 viaturas e quatro meios aéreos.

Este incêndio já levou a Câmara de Leiria a pedir à população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres para se deslocar para o pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal e obrigou ao corte da Autoestrada 1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

No concelho de Leiria existe ainda outro incêndio ativo, que teve início pelas 13:50, na localidade de Regueira de Pontes. No local estão 100 bombeiros, com o apoio de 33 veículos.

Já no distrito de Aveiro, um fogo que começou pelas 15h10 na localidade de Nespereira de Baixo, no concelho de Oliveira de Azeméis (Aveiro), está a mobilizar 116 operacionais e 36 viaturas.

Além destes fogos, pelas 18:00 existiam mais três incêndios ativos em Portugal continental.

No total dos nove incêndios ativos estão envolvidos 1.470 operacionais, 432 veículos e 17 meios aéreos.