As Irmãs Hospitaleiras da Idanha, lançam website do projeto NO STRESS, para prevenir problemas de saúde mental em crianças e jovens.

O projeto integra-se no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental (Saúde Mental da infância e adolescência) e é cofinanciado pela Direção-Geral de Saúde, sendo desenvolvido em três áreas geográficas distintas: Condeixa-a-Nova, Sintra e Portalegre, pelas unidades de saúde das Irmãs Hospitaleiras da Idanha, Assumar e Condeixa-a-Nova, em parceria com agrupamentos escolares e outras IPSS com intervenção na área.

“Perante o grande impacto, ao nível da saúde mental, da pandemia por COVID-19 nas crianças e adolescentes, o NO STRESS procura promover a prevenção de perturbações mentais entre jovens e adolescentes em meio escolar, contribuindo assim para o bem-estar psicossocial nesta faixa etária”, refere nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

“Ao longo do ano letivo 2021/2022 foi desenvolvida uma intervenção junto de cerca de 500 crianças e jovens, procurando aumentar o conhecimento sobre os sentimentos e pensamentos negativos associados à pandemia COVID-19 e promover a autorregulação das emoções e a esperança, garantindo a aquisição de estratégias preventivas”, pode ler-se.

O projeto NO STRESS, tem vindo a capacitar famílias/encarregados de educação e comunidade educativa para a deteção precoce de sinais de sofrimento mental e consequente aumento do acesso a respostas de apoio.

Em outubro deste ano, será ainda disponibilizado um manual com descrição da metodologia de intervenção, de forma a possibilitar a replicação do projeto.