“Um dia na Praia” com os SMAS de Sintra

Após a Praia das Maçãs, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão voltar a promover a iniciativa “Um dia na Praia”, desta vez na Praia Grande, esta terça-feira, dia 5 de julho, entre as 10h00 e as 17h00.

Uma iniciativa de sensibilização, consciencialização e valorização do ambiente, em que os SMAS de Sintra apelam à mudança de comportamentos e à adoção das melhores práticas ambientais, a par do aprofundamento do conhecimento das atividades desenvolvidas no âmbito das respetivas atribuições: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.

“Um dia na Praia” visa promover, por um lado, a qualidade da água distribuída na rede de abastecimento do concelho de Sintra. “Beba água da torneira” é o mote para esta ação, que inclui a distribuição de água da rede pública e de água aromatizada. Os mais pequenos poderão ainda, ao longo do dia, ter acesso a jogos, como “SMAS e o Ambiente” e “Compostagem”, que vão abordar temáticas como o ciclo urbano da água, o tratamento das águas residuais (funcionamento de ETAR) e a correta separação dos resíduos.

A sensibilização para a deposição seletiva de resíduos alimentares, assente na Operação “Sintra e os Biorresíduos”, também vai merecer destaque nesta iniciativa, que servirá ainda para divulgação do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras.

Pelas 16h00, dinamizada pela Câmara Municipal e com o apoio dos SMAS de Sintra, vai ter lugar uma ação de limpeza de praia.

Outras iniciativas

Para além de “Um dia na Praia”, que arrancou na Praia das Maçãs, no passado dia 28 de junho, os SMAS de Sintra vão voltar a dinamizar os “Trilhos de Água” que contemplam “Um dia nos SMAS”, agendado para 30 de julho e 27 de agosto, e a “Rota da Água-percurso pelo património hídrico dos SMAS”, a realizar a 20 de agosto e 24 de setembro, que inclui animação histórica na Mina da Volta do Duche e junto ao Reservatório dos Capuchos (mais informações e inscrições em https://www.smas-sintra.pt/sensibilizacao-ambiental/vamos/).

Com estas iniciativas, os SMAS de Sintra pretendem sensibilizar para questões ambientais e de sustentabilidade, para além de darem a conhecer a sua estrutura enquanto maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com cerca de 194 mil clientes.