O incêndio que deflagrou ao início da tarde numa zona de mato, esta sexta-feira, na localidade de Asfamil, na freguesia de Rio de Mouro, no concelho de Sintra, está em “fase de resolução” [20h21], segundo o site da Proteção Civil.

O incêndio deflagrou pelas 13h17, numa zona de mato, próxima de algumas habitações próximas, mas que “não se encontram ameaçadas”, segundo adiantou à Lusa o 2.º comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Joaquim Santos.

Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, e responsável pelo pelouro da Proteção Civil de Sintra, referiu pelas 17h16, que a proximidade do incêndio a habitações fez com que os bombeiros deslocassem algumas pessoas com mobilidade reduzida para “um local mais seguro”.

“Por precaução deslocámos algumas pessoas, nomeadamente aquelas que tinham mobilidade reduzida ou que não tinham transporte para um local mais seguro. Não se trata de uma retirada”, ressalvou o autarca, acrescentando que o fogo não causou nenhum dano em habitações.

Bruno Parreira, disse ainda que o fogo “evolui favoravelmente” e que as autoridades acreditam poder dominá-lo “muito brevemente”. “Temos rajadas de vento muito fortes, mas acreditamos que o incêndio possa ser dominado nos próximos minutos perspetivou”.

Pelas 17h20, o incêndio mobilizava 223 operacionais, apoiados por 70 meios terrestres e cinco meios aéreos.

Às 20h24 ainda estavam no local 211 bombeiros apoiados por 70 veículos.

Sintra Notícias
Imagem: DR Diário de um Bombeiro