Devido às obras de reabilitação e renovação de toda a zona envolvente ao Largo D. Fernando II, as Festas de São Pedro, “por não haver outro espaço com condições infraestruturais, realizam-se num formato diferente e num local alternativo”, explica Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra.

Assim, de 23 de junho a 3 de julho, a Festa tem lugar no Jardim da Correnteza, em Sintra (Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, junto ao Vale da Raposa e à Biblioteca Municipal).

Não faltam as tascas, tasquinhas, doçaria tradicional, pão quente, farturas, artesanato, entre outros, dispondo ainda de uma zona de esplanada com vista panorâmica sobre o Vale da Raposa e para o Centro Histórico da Vila.

No recinto há ações de animação e espetáculos diários, com destaque para as atuações da cançonetista Xana Carvalho (sábado, 1 de julho, às  21h30); do Grupo Fado do Povo (25 de junho, às 21h30), bem como do carismático grupo “Ténis Bar” (24 de junho, às 21h30) e dos artistas locais, “Top 2 Musical” (23 de junho, às 21h30).

A noite mais importante do Santo Padroeiro (28 de junho) conta com a atuação do “Grupo Duo It”, enquanto na tarde do feriado concelhio (17h00) sobe ao palco a centenária Banda da Sociedade Filarmónica ‘Os Aliados’, de São Pedro de Sintra. Há noite, as atenções vão estar centradas no desfile da Marcha Popular de Cabriz.

“Depois de dois anos sem eventos, devido à pandemia, pretendemos reavivar o espírito festivo e popular desta época, com um certame diferente mas bastante apelativo para visitantes nacionais e estrangeiros”, refere Paulo Parracho, presidente da Junta de Freguesia, que conta com o apoio da Câmara de Sintra, na realização das festas.

De referir ainda que durante os festejos, está patente na antiga Casa Santana (Avenida Heliodoro Salgado) uma exposição de arte consagrada a pintores e escultores da freguesia e uma mostra de atividades de clubes, associações e instituições da freguesia na mesma artéria pedonal.

Uma chama de atenção ainda, para a presença no recinto de restaurantes de Sintra, a funcionar em horário alargado durante as noites de festa, dispondo de uma ementa regional alusiva aos Santos Populares.