O Centro Cultural Olga Cadaval, apresenta Dance Mauresque, de Alfredo Keil, e a Sinfonia Nº 8, de Dvorak, pela Orquestra Municipal de Sintra, no dia 28 de junho, pelas 21h00.

Este concerto, com direção de Cesário Costa, marca a estreia absoluta de Dance Mauresque de Alfredo Keil e é de grande importância para um melhor conhecimento deste autor que tantas ligações teve a Sintra. Trata-se de uma obra escrita em 1902, inspirada nas danças dos mouros, com música de caráter medieval.

Alfredo Keil é, conhecido, essencialmente, por ser o compositor do Hino Nacional “A Portuguesa”, foi um dos mais influentes compositores portugueses na transição do século XIX para o século XX.

A obra orquestral de Keil é pouco divulgada nos dias de hoje, porém Dvorak, contemporâneo de Alfredo Keil, afirmava-se como um dos maiores compositores europeus e um dos expoentes do romantismo, como é exemplo a Sinfonia nº 8, Op. 88, estreada em 1890, hoje considerada como uma das maiores obras sinfónicas do período romântico.

Alguns anos mais cedo, em 1866, estreava em Praga a ópera “A Noiva Vendida“, de Bedrich Smetana, da qual é extraída a Dança dos Comediantes, que abre o concerto de forma festiva e brilhante.

A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II é um projeto único a nível nacional que pretende permitir a fruição da grande música clássica em todo o território do concelho de Sintra.

A entrada para o concerto é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa.

Programa:

Bedrich SMETANA (1824-1884)
A Noiva Vendida: Dança dos Comediantes

Alfredo KEIL (1850-1907)
Dance Mauresque (estreia absoluta)

Antonín DVORĂK (1841-1904)
Sinfonia n.º 8 em sol maior, Op. 88


Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II
Direção: Cesário Costa

Maiores de 6 anos
Entrada Livre
Limitado a lotação disponível, máximo 2 bilhetes por pessoa
Bilhetes à venda na Ticketline