Paiões no caminho de uma nova centralidade

As obras em Paiões estão já em fase adiantada de conclusão, para a requalificação do espaço público, com o objetivo de valorizar as características singulares desta povoação

O programa estratégico da Área de Reabilitação Urbana (ARU) na Freguesia de Rio de Mouro, para as localidades de Rio de Mouro Velho, Paiões e Covas está em marcha, como áreas a desenvolver projetos estruturantes. As obras de Paiões foram as primeiras a avançar no terreno, enquanto se aguarda pela abertura de concurso público para Rio de Mouro Velho e Covas.

A autarquia sintrense considerou na altura a ARU, um dos mecanismos para dar “continuidade a uma política de valorização dos aglomerados urbanos, desde as cidades às vilas e aldeias”. No decorrer de uma visita ao local, o Basílio Horta destacou a importância da reabilitação deste espaço público, “cuidando a identidade de cada lugar e a atribuição de incentivos ao investimento particular para reabilitar os edifícios”.

O município de Sintra avançou com a requalificação da centralidade de Paiões, investindo 1 milhão e 162 mil euros, numa empreitada conjunta da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). 


A intervenção dos SMAS de Sintra ascende a 221 mil euros, contemplando a requalificação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais e a renovação da contentorização de resíduos urbanos, com o montante de investimento a cargo da Câmara de Sintra no valor de 806 mil euros.

As obras em Paiões estão já em fase adiantada de conclusão, para a requalificação do espaço público, com o objetivo de valorizar as características singulares desta povoação.

A intervenção pretende revitalizar o ambiente de “aldeia”, criando condições para restabelecer o espírito de vizinhança, privilegiando a sociabilização e a circulação pedonal e outros modos de transporte suaves.


Por outro lado, “os caminhos rústicos de Rio de Mouro Velho e de Covas, já estão concluídos”, refere Raquel Amaral, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, regozijando-se com a construção de uma ponte “que finalmente atravessa Rio de Mouro Velho para a localidade de Covas, e que era uma pretensão muito antiga”. Mas não só.

“Os caminhos das missas foram recuperados e reabilitados”, adianta Raquel Amaral, explicando que “antigamente as pessoas faziam este caminho para irem à missa na Igreja de Nossa Senhora de Belém, em Rio de Mouro Velho, mas que, com o passar dos anos, esses trajetos deixaram de ser usados e degradaram-se. A reabilitação dos caminhos rústicos está concluída”, no âmbito do programa ARU, destaca a autarca.

“É um investimento brutal, numa zona que nunca ninguém tinha valorizado e na realidade só podemos agradecer à Câmara de Sintra, porque pela primeira vez tivemos um executivo camarária que olhou para a zona mais rural e deu resposta às nossas ideias”, faz questão de sublinhar Raquel Amaral, que aguarda com alguma expectativa o fim das obras que vão dar uma nova centralidade em Paiões e em toda aquela zona envolvente, que liga lugares e localidades da freguesia.

Recorde-se, a requalificação do espaço público do centro de Paiões visa promover uma intervenção assente na valorização das características singulares desta aldeia saloia, ainda restabelecer a sua identidade, através da utilização de soluções de pavimentos tipicamente saloios.


Notícia em destaque no Jornal Correio de Sintra