O dia Internacional da Bicicleta foi assinalado na passada semana na Escola Básica nº. 2 de Queluz, com atividades de promoção à mobilidade sustentável e de um estilo de vida saudável.

O programa, iniciou-se com a receção da uma comitiva de pais e alunos, responsáveis pela criação do projeto “Comboio de Sarah Afonso” (Lisboa), na estação de comboios de Queluz-Belas, seguindo-se uma viagem curta de bicicleta, pela ciclovia no eixo verde-azul, em direção à escola Básica nº.2 de Queluz, onde já está a funcionar a primeira e única ciclovia do país dentro de uma escola.

Com uma extensão de 400 metros, em circuito fechado, a ciclovia reúne as condições ideais para os alunos aprendem a andar de bicicleta e a observar a sinalética existente assim como das infraestruturas criadas a pensar na sustentabilidade da comunidade que é a Escola.


No âmbito do projeto “Volta à Escola em Bicicleta” a Associação de Pais apresentou uma proposta – a mais votada pela comunidade, no âmbito do Orçamento Participativo (OP) da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, – conseguindo a verba de 23.500 euros, para a aquisição de 20 novas bicicletas para crianças entre os 5 aos 10 anos; uma bicicleta elétrica com atrelado para o transporte de crianças com multideficiência e uma casa em madeira, para apoio e armazém de todo o material ciclável.

“Há cerca de quatro anos a junta de Freguesia de Queluz e Belas tinha o ensino da bicicleta inscrito em contexto escolar e a Associação de Pais agarrou na ideia, para ensinar e incutir o ensino e uso da bicicleta, através das AEG’s, no âmbito do Plano Municipal de Promoção do Uso da Bicicleta (PMPUB), que visa fomentar o ensino da bicicleta em contexto escolar”, explica o professor Rui Barata, Coordenador da EB1 nº2 de Queluz, que se mostra muito agradado com os resultados da iniciativa.


“Quase que podemos dizer que conseguimos ser autónomos na questão do uso da bicicleta, mas ainda nos falta resolver os recursos humanos, a questão da certificação e um professor a tempo inteiro, para alargar o projeto ao pré-escolar e ao primeiro ciclo”, explica Rui Barata, sublinhando que foi através das ARG’s, que são desenvolvidos e explicados os conteúdos às crianças, que “em apenas 15 aulas, aprendem a andar de bicicleta e a cumprir regras básicas de circulação e segurança”.


“A Junta de Freguesia de Queluz e Belas há muitos anos, que disponibiliza bicicletas às escolas para os jovens aprenderem a andar”, referiu Paula Alves, presidente da Junta de Freguesia, enaltecendo o trabalhos do professor Rui Barata que “agarrou no nosso projeto e os resultados estão à vista”, lembra a autarca com algum orgulho, sublinhando que “o projeto desenvolveu-se com a requalificação da escola feita pela Câmara de Sintra e a criação da ciclovia”.

“Neste momento a escola já tem bicicletas próprias e um espaço para as guardar”, refere Paula Alves, sublinhando que  “cada vez mais, queremos apostar na mobilidade sustentável, na economia circular e nada melhor do que começar pelas crianças a adotarem comportamentos saudáveis, modos de estilo saudáveis. É fundamental”, desta a presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas.


Sintra Notícias com Correio de Sintra
Notícia na íntegra no jornal Correio de Sintra