Rastreio do cancro da mama na Freguesia de Algueirão Mem Martins

Imagem IPO / arquivo

O Programa de Rastreio Populacional do Cancro da Mama dirigido a cerca de 58 mil mulheres do concelho de Sintra, está a desenvolver até setembro, ações de sensibilização e rastreio, através da Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em vários locais do concelho.

A equipa de Rastreios está na freguesia de Algueirão Mem Martins até 28 de julho, junto ao novo Centro de Saúde, nas antigas instalações da fábrica Messa, em Mem Martins.

As mulheres são convidadas, pelos serviços da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a participar neste rastreio através de carta personalizada, podendo existir um contacto adicional por telefone e/ou SMS.

Imagem | DR CUF

O rastreio é feito numa Unidade Móvel da LPCC, veículo dotado de equipamento radiológico e profissionais de saúde qualificados para a realização das mamografias.

Os programas de rastreio de doenças oncológicas de base populacional, para além de promoverem a saúde através da literacia e controlo de fatores de risco, permitem a identificação de lesões precursoras de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce e com utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas melhorar os resultados em saúde.

Esta iniciativa de promoção da saúde e diagnóstico precoce de patologias graves como o cancro da mama é desenvolvida entre A Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama (LPCC), a ARSLVT e o Município de Sintra.

As próximas localidades a serem visitadas pela Unidade Móvel são Pêro Pinheiro ( Edifício Multiusos) de 29 de julho a 11 de agosto e o Centro de Saúde de Sintra de 12 de agosto a 16 de setembro.