Dia da Criança Africana do Parque 1º de Maio em Monte Abraão

A União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, celebra esta quinta-feira, 16 de junho, o Dia da Criança Africana, no Parque 1º de Maio, em Monte Abraão.

A iniciativa marcada para as 16h00, conta a participação de contadores de Histórias, nomeadamente, Ilda Aguiar, Cecília Guerra, Lucrécia Alves e do músico Atcho.

Recorde-se, o “Dia da Criança Africana” comemora a marcha de 1976 em Soweto, África do Sul, quando milhares de crianças e adolescentes em idade escolar, manifestaram-se nas ruas para protestar contra a má qualidade da educação dos negros sob o regime do apartheid. Os jovens também exigiam que lhes fosse permitido estudar as suas línguas nativas. O regime ordenou disparos sobre os manifestantes, massacrando centenas de jovens.

Para honrar sua memória, desde 1991 que esta data é assinala no dia 16 de junho, tanto pela Organização de Unidade Africana (OUA) como pelas Nações Unidas (NU), pretendendo desta forma chamar a atenção para as condições de vida das crianças e dos jovens do continente.