Serra de Sintra em zona de Parque Natural de Sintra-Cascais | Fotografia: Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra

A Câmara de Sintra assinou esta quarta-feira, protocolos, no valor global de 50 mil euros, com entidades para detetar fogos na fase inicial, com postos de vigia em Pedra Amarela, Nafarros, Alcoitão e Belas, junto a perímetros florestais do concelho, permitindo a vigilância de todo o território.

Segundo a autarquia, os protocolos, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, vão apoiar “a defesa dos povoamentos florestais do concelho através da manutenção dos postos de vigia e apoio ao trabalho desenvolvido no combate a incêndios, como é o caso da deteção precoce de colunas de fumo”.

Com estas medidas, o município de Sintra pretende conseguir detetar e combater incêndios na sua fase inicial, sendo a vigilância mantida por toda a época estival tendo em conta indicadores variáveis como o clima. “Além da preservação da fauna e flora existente, pretende-se também a segurança das populações locais e do património existente”, acrescenta a autarquia.

“O território vasto e de características únicas” do concelho, que abrange as Serras de Sintra e da Carregueira, entre outros espaços florestais e rurais, “merecem especial atenção na prevenção de fogos florestais”, refere Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Os protocolos foram assinados entre a câmara e a Parques de Sintra — Monte da Lua, a Planbelas — Sociedade Imobiliárias, a Guarda Nacional Republicana e Associações Humanitárias de Bombeiros de Belas, Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra.