AgroAruil, feira agrícola da região saloia de Sintra

A localidade de Aruil, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, prepara-se para receber a 4ª edição da Agroaruil, nos dias 18 e 19 de junho. Esta feira agrícola da região saloia de Sintra para profissionais e família, decorrerá no campo da bola da aldeia de Aruil, apresentando-se como uma montra do que de melhor se faz na região saloia.

A iniciativa visa a partilha de conhecimentos no âmbito profissional, com oportunidades de networking, num conceito aberto também às famílias, onde o convívio apela à participação de todos os que coabitam em redor da agricultura, produtos regionais e a vida no campo.

Para esta edição, estão previstos cerca de 25 expositores dos mais diferentes domínios de atividade, institucional, empresarial e económica.

Para esta 4.ª edição, foi definida uma maior ambição em termos do potencial da audiência interessada em participar e visitar Aruil, quer por via da reforço das dinâmicas relacionados com o meio profissional (com palestras, desfile de tratores, oportunidades de financiamento, etc), que por via da adição de outras, com intuito claro de atração de famílias e do público em geral (recreação da Praça da Figueira, Mercado de Frescos, workshops para crianças, degustações, etc). É por isso esperada uma afluência superior àquela registada em edições anteriores (pré-pandemia).

“Será difícil quantificar, esperamos sim que quem já conhece o certame possa regressar e que outros se possam juntar a esta celebração da agricultura e do modo de ser e viver no campo (e às portas de Lisboa). Da nossa parte faremos tudo para recebermos bem e sermos bons anfitriões”, disse ao jornal Correio de Sintra, fonte da direção da Sociedade Recreativa e Desportiva Aruilense (SRDA), organizadora do evento.

Depois de dois anos de intervalo, por conta da pandemia, a atual direção da SRDA não teve quaisquer dúvidas em retomar a organização deste que é considerado um dos mais importantes eventos na região, relacionados com o setor agrícola.

Do programa, consta, no dia 18 de junho, pelas 16h30, uma degustação de produtos locais e showcooking com o Chef Daniel Censi. Às 18h00, haverá uma palestra com o historiador João Rodil sobre “Os saloios e a agricultura”, seguida de um Sunset saloio, com Frank Calvin.

A já referida recriação da Praça da Figueira, terá lugar dia 19, a partir das 09h00 e cortejo de tratores terá início pelas 10h00. Às 13h00, haverá uma sardinhada, e à tarde, haverá Marchas Populares com os Resistentes de Aruil (ARPI), Nani Nadais e os Bizarros, Grupo de Concertinas de APM Serra da Silveira e o Rancho Folclórico “Lavadeiras do Sabugo”.

O recinto estará em funcionamento entre as 08h00 e as 22h00, sendo que os expositores estarão abertos entre as 10h00 e as 18h00.

Programa:

18 de junho, sábado

11h30 | “Agricultura circular, sustentável, regenerativa e biológica”
14h30 | “Estatuto de agricultor familiar e jovem empresário rural”
15h00 | Perícias de trator e atividades em terreno
16h30 | Degustação de produtos locais – Showcooking
18h00 | “Os saloios e a agricultura”
19h00 | Sunset Saloio

19 de junho, domingo

09h00 | Recriação da Praça da Figueira e mercado de frescos.
Concentração de tratores na sede da Sociedade Recreativa de Aruil
10h00 | Cortejo de tratores pelas ruas da freguesia
10h30 | Workshop Mel / Apicultura / “Da semana à apanha”
11h00 | Apresentação sobre os mercados de Sintra
11h30 | Projetos de sucesso
13h00 | Sardinhada
15h00 – 18h30 | Animação, expressão cultural e identidade

Com promoção e organização da SRDA – Sociedade Recreativa e Desportiva de Aruil, esta iniciativa desenvolve-se com o apoio da Câmara de Sintra, União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia.

Sintra Notícias com Cristina Duarte

Notícia completa na edição desta semana do
Jornal Correio de Sintra: