As urgências de cirurgia geral no hospital Amadora-Sintra só vão funcionar este domingo e até segunda-feira para “cuidados necessários a doentes urgentes/emergentes”.

As urgências de cirurgia geral do hospital Amadora-Sintra vão estar condicionadas até às 8 horas de segunda-feira, 13 de junho, segundo comunicado do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF).

A CNN Portugal tinha avançado que as urgências de cirurgia desta unidades estariam encerradas todo o domingo.

O Hospital concretiza em informação enviada à Rádio Observador que “a Urgência de Cirurgia Geral funcionará de forma condicionado entre as 8h00 de hoje [domingo] e as 8h00 de amanhã [segunda-feira], dia 13 de junho”, o que significa que “a urgência permanecerá aberta, assegurando os cuidados necessários a doentes urgentes/emergentes”. Para os restantes foi solicitado “o reencaminhamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes – CODU/INEM, assegurando a resposta em rede dos hospitais do SNS”.

A CNN Portugal noticiava que na origem deste caso estava a falta de recursos humanos disponíveis para garantir a melhor capacidade de resposta.

Este é mais um caso de limitações dos serviços de urgência nos hospitais portugueses este fim de semana. Os constrangimentos têm sido sentidos mais no serviço de obstetrícia e ginecologia nos hospitais da grande Lisboa.