ETAR da Cavaleira vai ser ampliada

O município de Sintra, aprovou a abertura de concurso para a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Cavaleira, em Algueirão-Mem Martins, numa intervenção que irá dar resposta às necessidades da população local e, em particular, ao futuro Hospital de Proximidade de Sintra.

Com um prazo de execução de 600 dias, o investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vai ascender a 1 milhão e 250 mil euros.

A empreitada de beneficiação da ETAR da Cavaleira vai reforçar o tratamento de águas residuais provenientes da Cavaleira, Coopalme e Sacotes, num universo populacional de cerca de nove mil pessoas. “Esta grande intervenção dos SMAS de Sintra surge já em estreita ligação com outro investimento estruturante do município, que constitui a construção do Hospital de Proximidade de Sintra”, realçou o presidente da CMS, Basílio Horta, que preside ainda ao Conselho de Administração dos SMAS de Sintra.

A empreitada vai permitir a implementação de uma solução de tratamento constituída por uma primeira etapa de pré-tratamento, que vai beneficiar da instalação de equipamentos mais atuais, com o objetivo de otimizar a eficiência como complemento do tratamento biológico.

Os trabalhos contemplam, também, a beneficiação profunda de alguns órgãos da unidade, incluindo a substituição de equipamentos e/ou acessórios danificados. As obras vão abranger, ainda, a beneficiação dos edifícios que integram a ETAR, ao nível de obras de construção civil (betão, pinturas, caixilhos), arranjos exteriores e alimentação elétrica, incluindo a instalação de um novo quadro elétrico, assim como a construção de edifício próprio para albergar dispositivos de doseamento de reagentes e a instalação da hidropressora já existente.

ETAR da Cavaleira, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins

ETAR com mais de 20 anos

Atualmente com mais de 20 anos de funcionamento, a ETAR da Cavaleira já apresenta sinais da sua acentuada utilização, pelo que a remodelação pretende prolongar o seu tempo de vida útil, dotando a unidade de soluções de tratamento que permitam melhor responder às necessidades de tratamento, às imposições da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e às normativas de qualidade do processo de tratamento e descarga no meio recetor.

Localizada no Bairro da Cavaleira, junto a uma linha de água afluente da Ribeira da Granja, esta ETAR, que já trata as águas residuais provenientes da Cavaleira e Coopalme, vai assegurar, futuramente, o saneamento de Sacotes e, em particular, do Hospital de Proximidade de Sintra, um equipamento estratégico em construção por parte do Município de Sintra.

“A remodelação da ETAR da Cavaleira é mais um sinal da complementaridade de trabalho entre os SMAS e a Câmara”, sublinhou ainda Basílio Horta, destacando que essa articulação dos serviços municipais “ é evidente e muitíssimo útil”. “Há uma coordenação entre os trabalhos da Câmara e a intervenção dos SMAS por forma a que não se peçam sacrifícios escusados às populações abrangidas”, reforçou.

Recorde-se, a realização de empreitadas conjuntas, incluindo a requalificação de espaço público e a renovação de infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento, está em curso no Algueirão e na Portela de Sintra, nestes casos incluindo a construção de novas ciclovias, e na Avenida D. Nuno Álvares Pereira (Agualva), na centralidade de Paiões (Rio de Mouro) e na área envolvente do antigo Mercado de Fanares (Algueirão-Mem Martins).