O Centro Cultural Olga Cadaval promove um concerto de homenagem a Paul Harris, pela Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, esta sexta-feira, 6 de maio pelas 21h00, com entrada gratuita.
Neste programa, inteiramente dedicado ao classicismo, estará em destaque uma das obras mais famosas de Mozart, a Sinfonia n.º 29 K.201, escrita quando o compositor tinha apenas 18 anos.
Dois anos antes, em 1772, Mozart escreveu o Divertimento em ré maior K.136, uma brilhante obra que ganhou grande popularidade desde a sua estreia e até aos dias de hoje.
Neste concerto, com direção de Cesário Costa, destaca-se também a musica portuguesa com a sinfonia de abertura da Serenata Ercole sul Tago, de Luciano Xavier dos Santos, escrita em 1785 e a apresentação da Sinfonia em Mi Bemol Maior de Pedro Rumi, compositor que esteve ao serviço da orquestra privada de William Beckford durante a sua residência em Sintra.
Este concerto de homenagem a Paul Harris, insere-se na 76.ª Conferência Rotária do Distrito 1960.
Paul Percy Harris
Paul Percy Harris nasceu em 1868 nos Estados Unidos da América. Frequentou a University of Vermont e a Princeton University e, em 1891, formou-se em direito pela University of Iowa. Em 1986 estabeleceu um escritório de Advocacia em Chicago. Ciente da importância dos valores humanistas, Paul Harris empreendeu uma nobre tarefa de criar uma organização de cooperação de profissionais.
Em 1905, Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey, com profissões distintas, fizeram a primeira reunião de Rotary em Chicago. Paul Harris dedicou toda a sua vida a desenvolver o Rotary e a sua ação humanitária e o objetivo fundamental de promover a Paz e a Compreensão Mundial. Paul Harris morreu em Chicago aos 78 anos.
Reserva exclusivamente online mediante envio de email para bilheteira.ccoc@cm-sintra.pt