Sintra com 41 novas carreiras de transporte público

O concelho de Sintra vai aumentar em 41 as carreiras do autocarros de transporte público. Para além das novas linhas, os sintrenses vão também ter uma oferta reforçada em 83 das 192 linhas disponíveis já a partir de 1 de julho.

Esta é uma das novidades da Carris Metropolitana, a nova marca criada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), sob a qual vão operar os transportes públicos rodoviários intermunicipais e municipais na área metropolitana de Lisboa, mantendo-se Lisboa, Cascais e Barreiro a operar com marca própria.

A Carris Metropolitana vai trazer uma frota de autocarros completamente renovada e uma melhoria notável no serviço prestado, com linhas adicionais e novos percursos.

O resultado desta verdadeira revolução será uma melhor mobilidade urbana para todos, com mais conforto, mais fiabilidade, mais frequência e uma cobertura mais abrangente do território.

No dia 1 de julho, chegará a nova frota de autocarros amarelos a Sintra, equipados com Wifi e pontos de carregamento USB.

A Câmara de Sintra investiu 3,9 milhões de euros na criação do passe único. O valor subiu para 4,5 milhões de euros anualmente em 2020.

“Esta medida vai aliviar as despesas mensais de centenas de milhares de pessoas e revolucionar a forma de mobilidade em Sintra e em toda a Área Metropolitana de Lisboa”, defendeu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, acrescentando que a decisão, “viabiliza uma estratégia de desenvolvimento sustentável que vai melhorar, de forma muito significativa, a vida de todos que estudam, trabalham e vivem em Sintra”.

Este investimento do município de Sintra corresponde à necessidade de cofinanciamento, por parte dos municípios, do vasto conjunto de decisões com vista à melhoria da mobilidade e transportes, tendo sido definido um valor global de 31 milhões e 225 mil euros da responsabilidade dos municípios.

A carris Metropolitana na área metropolitana de Lisboa vai disponibilizar autocarros amigos do ambiente, dos quais 1400 autocarros novos ou com menos de 1 ano. O veículos vão ser equipados com Wifi e USB garantindo maior conforto e segurança

Em toda a área metropolitana irá ocorrer um crescimento de 35% de oferta. Serão 100 linhas novas com mais circulações noturnas, melhor ligação a outros meios de transporte como o Metro, CP, Fertagus, Transtejo Soflusa, ou a MTS.