Padra Avelino Alves, Compasso Pascal 'Motard'

Almargem do Bispo, Montelavar e Pêro Pinheiro, são as três localidades do concelho de Sintra que vão celebrar este Domingo de Páscoa com um Compasso Pascal ‘Motard’, evento que se realiza desde 2007.

Pelo 15.º ano consecutivo, o padre Avelino Alves, da paróquia de Pero Pinheiro, sobe a uma mota para percorrer várias localidades, transportando na mão a Cruz de Cristo.

Noutros anos, o percurso estendia-se aos municípios vizinhos de Mafra e de Cascais, mas devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, este ano percorrerá apenas as localidades da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, segundo explicou o pároco ao SINTRA NOTÍCIAS/JORNAL CORREIO DE SINTRA.

“Este ano vamos circunscrever-nos a Pêro Pinheiro, Montelavar e Almargem do Bispo, por uma questão de apelo feito pela DGS (Direção-Geral da Saúde). É sempre uma enorme festa e juntam-se a nós ‘motards’ de todo o país”, afirmou o padre Avelino Alves. Por onde passar a comitiva ‘motard’ será recebida com palmas, acenos e ofertas de amêndoas, pão de ló e vinho do Porto.

“Quando isto começou as pessoas ainda se admiravam, mas agora já aguardam pela nossa chegada. Encontramos muita gente de diferentes religiões ou sem religião nenhuma, mas que chegam com muito respeito e devoção. É um encontro de camaradagem e de muita fé”, sublinha.

Destes quinze anos em que se realiza este compasso pascal ‘motard’, o padre Avelino destacou alguns momentos marcantes, como o do dia em que a “forte chuva e o granizo que caía” lhe partiu a viseira do capacete, quando recebeu a visita de uma jornalista do Vaticano e a participação de um ‘motard’ que se deslocou de propósito de Paris.

“Há três anos houve um senhor que veio de propósito de Paris. Chegou na sexta-feira e partiu logo na segunda. É extraordinário”, observou.

Segundo referiu o pároco de Pêro Pinheiro, várias regiões do país, nomeadamente localidades do distrito de Coimbra, Guarda e Viana do Castelo, já estão a realizar o compasso pascal em “duas rodas”.

Segundo o programa previsto, o compasso pascal motard sairá de Pêro Pinheiro às 10h30 e terminará às 13h00 na localidade de Montelavar, atravessando pelo percurso localidades como Morelena, Cortegaça, Sabugo, Almargem do Bispo, Covas de Ferro, Negrais e Anços.