A limpeza das margens do Rio Jamor, na zona do Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz, é o desafio da Câmara de Sintra e do Grupo Comunitário do Pendão, em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), para a tarde deste sábado, 9 de abril, entre as 15h00 e as 18h00.

Aberta a toda a comunidade, a atividade insere-se no âmbito do Projeto Bairros Saudáveis, em curso no Pendão, com o envolvimento de vários parceiros locais e do Município de Sintra. Esta atividade pretende alertar a comunidade para o impacto do descarte do lixo no espaço público, nomeadamente em relação à biodiversidade nos cursos de água.

“O que cai ao chão, cai ao mar” é, aliás, o mote para um projeto desenvolvido pelo Município de Sintra, que alerta que os resíduos que são lançados para o chão, como embalagens descartáveis, pontas de cigarro ou copos de plástico, acabam por ser encaminhados para as linhas de água, como ribeiras e rios, e vão confluir no mar, provocando a sua contaminação e entrando na cadeia alimentar dos animais marinhos.

Sobrevivência das espécies

Uma preocupação bem presente no Rio Jamor, um dos principais cursos de água do concelho, que, aliás, ostenta um peixe único no mundo: a boga-portuguesa, uma espécie endémica do território português, que se encontra em perigo crítico de extinção. Este rio alberga uma das populações desta espécie, também existente nos rios Tejo e Sado e em algumas ribeiras costeiras da zona de Lisboa e Sintra, para além de outras duas espécies de água doce: o escalo-do-sul e a verdemã.

A sobrevivência destas espécies, que chegaram a Portugal há mais de 14 milhões de anos, depende da preservação dos vários cursos de água doce. Para avaliar a qualidade da água do Jamor, os SMAS de Sintra vão promover a recolha de água para posterior análise no seu Laboratório, unidade responsável pela avaliação da qualidade da água de abastecimento do concelho de Sintra, mas que está acreditado para um total de 63 métodos analíticos, entre as quais a análise das águas naturais doces.

Para 16 de julho, está prevista uma outra iniciativa, com visita à linha de água, para avaliar a evolução do estado de limpeza, com realização de nova recolha de água para análise laboratorial.

Rio Jamor, integra Projeto Peixes Nativos

O Rio Jamor é, aliás, um dos cursos de água que integram o Projeto Peixes Nativos, de monitorização e educação ambiental, coordenado pelo ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, e que, neste caso, está sobre monitorização de alunos das EB1 Mário Cunha Brito (Belas) e EB1 n.º 2 de Queluz.

Para além do Município de Sintra, o projeto conta com o apoio institucional do MARE-Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (MARE-ISPA), Aquário Vasco da Gama e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e já envolveu, globalmente, a participação de mais de 750 alunos de escolas do 1.º Ciclo dos concelhos de Sintra, Mafra, Oeiras, Torres Vedras, Alenquer, Caldas da Rainha e Óbidos.

Para participação na atividade do próximo sábado, o ponto de encontro é a Praça Central do Parque Urbano Felício Loureiro, pelas 15h30, ou no Espaço Pendão em Movimento (PEM), pelas 15h00, situado na Praceta do Miradouro, Loja 1-3.

Informações adicionais pelo 93 7570299 e inscrições através do e-mail grupocomunitariodopendao@gmail.com e no Espaço PEM.