A Câmara de Sintra vai criar um código de boa conduta para prevenir e combater o assédio no trabalho, divulgou hoje a autarquia presidida por Basílio Horta.
O documento foi aprovado na última reunião do executivo e “tem como propósito estabelecer uma política de prevenção de riscos psicossociais, defender os princípios e valores de não discriminação e de prevenção e combate ao assédio no trabalho”, explica a autarquia em comunicado.
Constitui-se como um “instrumento autorregulador e a expressão de uma política ativa que visa dar a conhecer, evitar, identificar, eliminar e punir situações suscetíveis de consubstanciar assédio no trabalho”, explica o presidente da Câmara de Sintra.
Trata-se de um documento, que será apreciado pela Assembleia Municipal, pretende ser uma referência para autarcas, dirigentes, trabalhadores e colaboradores do município, contribuindo para incentivar o respeito e a cooperação entre todos num ambiente de trabalho digno e promover uma cultura organizacional pautada pelos princípios da legalidade, da transparência, integridade e da não discriminação por forma a gerar e manter a credibilidade e o prestígio do município de Sintra.