O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra recebe, a partir desta quarta-feira, 30 de março, a exposição “Os Nossos Bosques”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC).

A exposição, patente até 29 de maio, proporciona uma viagem pelos bosques da área protegida, ricos em biodiversidade, oferecendo alimento e abrigo a um número diversificado de espécies. Uma mostra que pretende sensibilizar para a necessidade de preservação deste património natural.

O percurso expositivo desvenda a paisagem única e rica de Sintra, onde o património natural se funde com aspetos culturais e sociais, numa área reconhecida pela UNESCO como Paisagem Cultural da Humanidade. “Viaje connosco através dos nossos bosques” é o desafio lançado aos visitantes do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra que, ainda este ano, vai receber o Museu da Água e Resíduos (MAR).

Através desta exposição, os visitantes vão aprofundar os seus conhecimentos sobre a relevância dos bosques, que constituem o garante das condições primárias de vida do ser humano, dado o seu papel na regularização do clima, na retenção de água no solo, na defesa da erosão, na formação do solo e na barreira aos ventos, entre muitas outras funções.

Além de um terrário, demonstrativo do ciclo da água na floresta, a mostra apresenta ninhos e sementes do PNSC, assim como uma xiloteca em forma de livro, uma coleção de amostras de diferentes tipos de madeira, com cada livro a pertencer a uma espécie de árvore diferente.

A exposição é constituída, ainda, por painéis que revelam as “Árvores Nativas de Portugal” e um espaço de divulgação do projeto LIFE LxAquila, que visa a preservação de uma espécie que se encontra no limiar da sobrevivência na região de Lisboa: a águia-de-bonelli.

Um conjunto de trabalhos, patente no âmbito da exposição “Os Nossos Bosques”, intitulado “Trilho à Descoberta da Natureza – Espécies autóctones da minha escola”. Estão patentes ainda trabalhos de alunos da Escola Básica de Galamares.

O material exposto foi cedido por diversas entidades, como os SMAS de Sintra, ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, Poetry Slam Sintra, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais/Cascais Ambiente, incluindo ainda elementos cedidos pelo Eng. Rui Queirós.

A exposição “Os Nossos Bosques” inaugura esta quarta-feira, dia 30 de março, pelas 14h30, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra e conta com a presença de alunos da escolas EB 2,3 D. Fernando II e da Básica de Galamares.