Hora do Planeta

A autarquia de Sintra aderiu à iniciativa mundial “Hora do Planeta 2022”, este ano sob o tema “Restauro da Natureza”, com hora marcada para o dia 26 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

Durante 60 minutos, o concelho de Sintra terá desligadas as luzes do edifício dos Paços do Concelho, do Palácio Nacional de Sintra, do Palácio Nacional de Queluz, da Quinta da Regaleira, do Castelo dos Mouros, do Palácio de Monserrate e do Palácio Nacional da Pena.

Sob o mote da iniciativa “Restauro da Natureza” e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o Município de Sintra compromete-se a dar continuidade ao Projeto Mãos na Serra, dirigidas às escolas do concelho.

O desenvolvimento deste projeto visa dar continuidade à promoção de uma cidadania inclusiva, através de modelos de conduta sustentáveis, com a realização de ações direcionadas às escolas, tais como, a aprendizagem de plantação de árvores, a erradicação de espécies invasoras, a limpeza em áreas florestais e a recuperação de habitats.

Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma iniciativa da World Wildlife Fund que tem como objetivo a sensibilização para o problema das alterações climáticas e para a urgência de mudar atitudes na rotina das pessoas. Teve o seu início em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Esta ação tem vindo a crescer, sendo considerada atualmente como a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas. No ano transato foi assinalado em cerca de 192 países, em que apagou mais de 12 mil monumentos.