Município de Sintra investe 4 milhões na construção de creches

Foto | arquivo

O município de Sintra vai investir mais de 4 milhões de euros na construção e ampliação de quatro creches no Concelho.

As deliberações, aprovadas em reunião de executivo esta terça-feira, têm como propósito a abertura de quatro concursos públicos para a construção de novas creches em Massamá, Sabugo e Pego Longo, e a remodelação e ampliação da Creche do Centro Social e Paroquial de Mira Sintra.

“A criação de novas creches vai ao encontro da nossa estratégia em tornar Sintra num lugar onde, cada vez mais, vale a pena viver”, destacou na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhando que “este investimento vai permitir aumentar a qualidade de vida de tantas famílias e crianças que precisam de apoio e de um olhar atento”.

A nova creche de Massamá corresponde a um investimento de 1 milhão e 10 mil euros, e será construída num terreno com cerca de 1837m². Por sua vez, pelo valor de 1 milhão e 97 mil euros, a nova creche do Sabugo será edificada numa área com cerca de 1.539 m². Cada um destes equipamentos terá capacidade para acolher 42 crianças, onde incluí um berçário para 10 bebés.

Pelo valor de 1 milhão e 346 mil euros, a nova creche do Pego Longo, na União de Freguesias de Queluz e Belas, terá capacidade para acolher 64 crianças e um berçário para 20 crianças, numa área de implementação de 686 m² e área de espaços verdes de 2.318 m².

Estes equipamentos públicos serão compostos pelas seguintes áreas funcionais: zona de receção, área de direção e serviços técnicos, berçário, área de atividades, convívio e refeições, área do pessoal e serviços.

No que concerne à empreitada de remodelação e ampliação da Creche do Centro Social e Paroquial de Mira Sintra, a mesma irá permitir, não só melhorar as condições de segurança e conforto necessário ao bem-estar das crianças que este equipamento já acolhe, como aumentar a sua capacidade para o total de 52 crianças. Será ainda construído um novo edifício de refeitório e jardim de infância.

De referir que este investimento resulta de quatro candidaturas de creches submetidas pela Câmara Municipal de Sintra ao Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso N.º 02/C03-i01/2021 – Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais pelo município de Sintra.