No Dia Internacional da Mulher, que hoje se celebra, o Presidente da República assinala a data com um elogio ao seu papel na sociedade, considerando “ainda insuficientes” os passos dados contra a sua discriminação.

“Neste dia, cabe reconhecer a todas e a cada uma das mulheres do nosso país o seu papel na liderança dessa luta em prol do tanto que ainda há a conquistar”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada no site da Presidência, lembrando que a data celebra-se “num ano ainda marcado pelos efeitos da pandemia” e “agora infelizmente manchado pela invasão da Ucrânia”.

Depois, Marcelo Rebelo de Sousa “enaltece a entrega incansável das mulheres na sociedade portuguesa — na esfera pública e na esfera privada — enquanto personalidades, trabalhadoras, cuidadoras, nossas avós, mães, tias, irmãs, primas, amigas, companheiras, a quem devemos amor, educação, orientação, exemplo de vida e força nas nossas vidas e, não raro, vítimas, elas mesmas, nas suas casas e empregos, de violência, assédio e discriminação”.

“Os passos dados na nossa democracia para mitigar a discriminação contra as mulheres e salvaguardar a igualdade na lei, na Constituição, e na família, na revisão do Código Civil, na paridade no emprego, nos salários, nos cargos de direção, na política, nas responsabilidades familiares e domésticas, na proteção contra a violência” foram, segundo o Presidente da República “decisivos, mas são ainda insuficientes”.

Marcelo realça também “a luta pelos direitos das mulheres e seu reconhecimento”, que “inspirou historicamente outras lutas contra injustiças inaceitáveis”.

“A todas as mulheres, particularmente àquelas cujas existências são pautadas pelo desalento e pelo medo silenciosos, o Presidente da República estende hoje a sua admiração solidária, a sua gratidão sincera e uma palavra de esperança e coragem”, acrescenta.

No início do seu segundo e último mandato como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aumentou para mais de 60% as mulheres na sua nova equipa.