VMER do Hospital Amadora-Sintra é a que regista mais saídas no país

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) registou um total de 3510 saídas em 2021, o que equivale a uma média de saídas diárias de 10.

Este indicador coloca a VMER Amadora-Sintra no primeiro lugar destacado a nível nacional em termos de número de saídas, sendo que todas as 44 VMER do território continental têm em média metade das saídas diárias, tendo dado resposta a 83429 ocorrências.

De acordo com Patrícia Freitas, internista e coordenadora médica da VMER do HFF “o balanço que fazemos é muito positivo e uma das razões é o facto de uma vez mais, termos assegurado 100% operacionalidade de escala”.

Em funcionamento desde o dia 1 de março de 2016, a VMER Amadora-Sintra conta com uma equipa constituída por 28 médicos e 19 enfermeiros, com formação específica e competências adquiridas na abordagem do doente critico.

“Ao longo destes seis anos de atividade a VMER do HFF foi ativada 21295 vezes, tendo assistido 21200 vítimas e realizado 55 partos. A estatística revela ainda que 91% das saídas correspondem a saídas médicas e 9% a situações de trauma.

Nas saídas médicas destacam-se alguns números: 2164 ocorrências relativas a dor torácica, 1254 crises convulsivas e 1199 ocorrências referentes a alteração do estado de consciência”, explica Patrícia Freitas.