A Cáritas Portugal vai arrancar com uma campanha de angariação de fundos, até ao fim do mês de março, para ajudar a Cáritas Ucrânia no seu trabalho de apoio direto às populações afetadas com a guerra com a Rússia.

“Num primeiro momento teremos de apoiar a Cáritas Ucrânia, que já estava a preparar-se para ter espaços em que as pessoas possam ficar numa situação de urgência, com os mínimos básicos de alimentação, higiene, etc, e depois, à medida que for havendo um movimento para os países limítrofes da Ucrânia, apoiar as Cáritas locais, da Polónia, Moldávia, e assim por diante”, explicou Rita Valadas.

A campanha é apresentada publicamente na quarta-feira, dia 02 de março, na sede da Conferência Episcopal Portuguesa, “num momento de oração pela paz na Ucrânia”, tendo em conta o apelo que o papa Francisco fez para que, nesse dia, todas as pessoas rezassem pela paz.

A responsável lembrou que a Cáritas Portugal avançou com o envio de fundos próprios — a instituição anunciou a doação de 20 mil euros à congénere ucraniana, através do Fundo de Emergências Internacionais no dia em que começou o conflito — mas percebeu-se que “não chega”. “Temos de ajudar estas pessoas na total ausência de recursos e de caminho”, defendeu a responsável.

Ria Valadas deixou claro que “esta é uma campanha de donativos em dinheiro” porque atualmente ainda não se sabe como e se é possível fazer chegar à Ucrânia bens materiais e quem tem condições para os distribuir.

Adiantou que a Cáritas Portugal tem estado em contacto com a Cáritas Ucrânia e a Cáritas Polónia, que não estão a pedir apoio em géneros “porque não sabem qual é o seu amanhã”.

A campanha tem o mote de “Proteger e Salvar Vidas” e, tal como apontou Rita Valadas, o objetivo é mesmo esse, ou seja, “proteger as pessoas no caminho e salvar as vidas que estão neste momento em grande risco”, suportando as despesas que cada uma das Cáritas tenha para receber refugiados ucranianos.

Na página da internet da Cáritas estão disponíveis todos os meios à disposição para quem quiser ajudar, seja através da rede Multibancos (Entidade 22 222, referência 222 222 222) ou diretamente através do site da Cáritas, onde está disponível o IBAN da conta que irá servir para esta campanha.