Município renova protocolo de funcionamento do Centro de Acolhimento de Sem Abrigo

O executivo da Câmara Municipal de Sintra, renovou o acordo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra (SCMS), no valor de cerca 67 mil euros, com o objetivo de garantir o funcionamento do Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

Recorde-se, em abril de 2020, o município criou o Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, de forma a prestar apoio às pessoas em situação de sem abrigo cuja pandemia colocou em maior risco e vulnerabilidade.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, a continuação deste projeto “permite que as pessoas em situação de sem abrigo beneficiem de estruturas de acolhimento que possibilitam a sua integração social futura. Neste local é ainda possível um acompanhamento técnico com vista à reinserção social, criação de um plano de vida, procura de emprego. Não se trata apenas de acolher uma pessoa, trata-se de dar-lhe condições para reconstruir a sua vida e o seu caminho”.

Este Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, funciona nas antigas instalações da Policia Municipal, em Ouressa, e tem capacidade para acolher até 32 utentes. O acolhimento neste centro inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e ainda o desenvolvimento de um plano pessoal de integração.

Imagem: Santa Casa da Misericórdia de Sintra / arquivo