Município remove da via publica resíduos em Agualva e Mira Sintra

O Município de Sintra procedeu, recentemente, à remoção de resíduos em terrenos devolutos situados na envolvente do Bairro da Fundação D. Pedro IV e ainda na Rua do Grajal, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra (UFAMS), em áreas que têm sido alvo de vários despejos ilegais.

A intervenção municipal permitiu remover, no total das duas operações de limpeza, seis toneladas e meia de diferentes tipos de resíduos, desde volumosos (como sofás e móveis) e equipamentos elétricos e eletrónicos (frigoríficos e máquinas de lavar), de construção e demolição, até aos provenientes de parques e jardins, em situações que constituíam verdadeiros atentados ambientais.

Em Mira Sintra, na envolvência do Bairro da Fundação D. Pedro IV, a recolha de resíduos totalizou seis toneladas, numa intervenção que decorreu no passado sábado, no âmbito da iniciativa “Vamos limpar a nossa freguesia” e que envolveu, além da UFAMS, a Câmara Municipal (CMS) e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). A operação realizada, por sua vez, na Rua do Grajal, em Agualva, permitiu remover mais de meia tonelada de resíduos (571 quilos).

Resíduos depositados na via publica, em Agualva e Mira Sintra

Combate à deposição ilegal de resíduos

O combate à deposição ilegal de resíduos, um flagelo à escala nacional, tem sido uma prioridade do Município de Sintra, através de ações no terreno por parte da CMS e dos SMAS de Sintra, por constituir um grave atentado à saúde pública e à qualidade de vida das populações, sendo altamente nocivo para o ambiente, em caso de infiltração nas linhas de água e contaminação dos solos.

No último ano, para dar resposta ao aumento dos pedidos de recolha de resíduos volumosos, vulgarmente denominados de ‘monos’, os SMAS de Sintra aumentaram de 5 para 10 unidades por mês (por detentor) a recolha gratuita de resíduos como móveis, colchões, frigoríficos, máquinas de lavar e televisores.

Também a recolha de ‘verdes’ passou a ser gratuita até 5 m³ por semana por produtor, em vez de 1 m³, para dar resposta aos resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins, espaços verdes públicos ou zonas de cultivo e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, corte de relva e ervas.

SMAS reforçam recolha de ‘monos’

Os SMAS de Sintra reforçaram, recentemente, o apelo para que os munícipes de Sintra agendem a recolha de ‘monos’ diretamente com a freguesia ou união das freguesias da respetiva localidade ou através da Linha de Resíduos Urbanos: 800 210 020 (chamada gratuita) ou do e-mail: geral@smas-sintra.pt. O agendamento de recolha de “verdes” é efetuado diretamente com os SMAS de Sintra.

Recorde-se que a deposição ilegal na via pública, inclusivamente junto de contentores de recolha de resíduos urbanos, resulta numa infração que poderá implicar o pagamento de coimas entre os 250 e os 22 mil euros, de acordo com o Regulamento de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos do Município de Sintra. O mesmo quadro pecuniário aplica-se à deposição ilegal de resíduos de construção e demolição (RCD).

Sendo resíduos provenientes de obras de construção, reconstrução, ampliação, conservação e demolições de edifícios e da derrocada de edificações, os RCD são recolhidos gratuitamente pelos SMAS de Sintra até 1 m³ por utilizador/obra, quando são provenientes de obras particulares isentas de licenciamento e não sujeitas a comunicação prévia, sendo disponibilizado mesmo um Big Bag (saco com capacidade de 1 m³).