“Metamorfoses” em exibição no Museu das Artes de Sintra

Vera Christians | colour migrations no. 11 /2016

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe a exposição coletiva de pintura “Metamorfoses” de Claus Von Oertzen, Brigitte Von Humboldt, Kerstin Wagner, Vera Christians, Jutta Mertens-Kammler, de 4 de março a 17 de abril, com entrada gratuita.

“Criar uma obra de arte é uma transformação (= metamorfose) das ideias e das emoções do artista, do seu próprio estilo através da grande variedade de materiais e técnicas que utiliza. Mas a fonte principal de cada criação é a Inspiração. Desde sempre que o trabalho de muitos artistas, nos mais variados estilos, foi inspirado por uma das obras mais famosas de Ovidio, o poema Metamorfoses, considerado a obra-prima do poeta, que nos fala de um mundo em constante mutação”, Vera Christians.

Com entrada gratuita, esta exposição junta cinco artistas de nacionalidade germânica para um tributo a estes  mitos antigos.

A artista Vera Christians estudou História de Arte em Munique e Belas Artes nas Academias de Arte em Bad Reichenhall e Trier. Começou por expor em Sociedades de Arte e Galerias no seu país natural, seguidas de exposições coletivas e individuais em França, Itália, Hungria, Mónaco e Portugal. A sua inspiração vem da natureza, e a ‘cor’ expressa o sentimento, a emoção e o apego à arte.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra | Foto: Sintra Notícias

Claus von Oertzen vive e trabalha entre Portugal e a Alemanha.  Os estudos na Hochschule für Musik und darstellende Kunst marcaram o artista de forma decisiva. No seu projeto artístico pretende visualizar as emoções através da técnica Rakel por sons.

Desde 1979 a residir em Lagos, Brigitte von Humboldt trabalha no seu estúdio de pintura “ATELIER AZUL” na Meia-Praia. Licenciada na Academia de Belas Artes da Universidade de Mainz, as suas obras fascinam pela intensidade, força e luminosidade. Os seus trabalhos estão expostos em museus e galerias de arte em vários países, em coleções públicas e privadas. A natureza, as inúmeras viagens a locais remotos e exóticos são a fonte de inspiração da sua criação.

Jutta Mertens-Kammler cresceu na Suiça e sempre sentiu um grande fascínio pela arte, que esteve presente na sua vida e foi inevitável ter-se dedicado a atividades criativas. A pintura, criação de espaços interiores e design de joias foram, além da sua vida profissional e das inúmeras viagens, o seu mais belo passatempo. Além do desenho e da pintura, Jutta cria “Caixas mágicas”, instalações engraçadas ou dramáticas em caixas de vidro, cheias de imaginação, fantasia e humor.

Formada em Belas-Artes, Kerstin Wagner participou em mais de 140 exposições na Europa, sobretudo na Índia, no MOG, Museu de Goa. O seu trabalho de pintura expressa a diluição de elementos de sugestão abstrata. A interdependência de movimentos antagónicos é manifestada no trabalho da artista através da permuta de valores positivos e negativos, zonas de luz e escuridão, e a alternância entre pequena e grande escala.