Imagem da futura Praça D. Fernando II

Depois de alguma polémica, arrancaram os trabalhos de reabilitação da Praça D. Fernando II, em São Pedro, na União das Freguesias de Sintra. Inserida na Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Sintra, a intervenção da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra representa um investimento de cerca de 680 mil euros e tem como principal objetivo “devolver às pessoas um espaço público qualificado”.

Os trabalhos de requalificação contemplam a criação de novas instalações sanitárias públicas, redefinição da circulação automóvel, dos transportes públicos e suas paragens, reorganização dos lugares de parqueamento, uniformização do mobiliário urbano, reabilitação de pavimentos, modernização de infraestruturas, nomeadamente, a nível da rede de abastecimento de água, saneamento.

A intervenção contempla ainda a remoção de traçados aéreos das linhas de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações, execução da pré instalação da rede de distribuição de gás natural, uniformização do sistema de recolha de lixo (ecopontos), preservação do coberto arbóreo e criação de novos espaços de estadia e lazer.

Se tudo correr conforme previsto, os trabalhos terão uma duração de cerca de nove meses, dependendo das condições meteorológicas que possam ocorrer, informa a autarquia.