Linha SNS24 atendeu mais de 850 mil chamadas nos primeiros 11 dias do ano

A linha de saúde SNS24 atendeu mais de 850 mil chamadas nos primeiros 11 dias do ano, numa média de 90 mil chamadas por dia útil, segundo dados hoje divulgados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A elevada procura da linha deve-se ao grande número de casos de covid-19 registados desde que se generalizou a infeção pela nova variante do vírus, a Ómicron, muito mais transmissível.

Só na primeira semana de janeiro, em que foram atendidas 545 mil chamadas, o total de atendimentos foi sete vezes e meia superior à primeira semana de novembro, na qual foram atendidas cerca de 72 mil chamadas, dizem os SPMS em comunicado.

Os SPMS recordam que a procura da linha tem vindo a aumentar desde novembro e na primeira, segunda e terceira semanas de dezembro já tinham sido atendidas entre 170 mil e 205 mil chamadas.

Desde finais de dezembro, foram concluídos com sucesso cerca de 480 mil atendimentos automatizados, dos quais cerca de 352 mil só em janeiro, segundo o mesmo documento.

Os SPMS explicam ainda que também aumentou o número de emissões de Declarações Provisórias de Isolamento e que só na terça-feira foram emitidas mais de 75 mil.