Realizados cerca de 154 mil pedidos de agendamento para vacinação de crianças

Mais de 100 mil crianças entre os 5 e 11 anos, durante a manhã, e professores e profissionais das creches e ATL, à tarde, começam hoje a ser chamados para a vacinação contra a covid-19.

Até às 7h00 desta quinta-feira, foram realizados cerca de 154 mil pedidos de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, para os dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, datas de vacinação exclusiva de crianças.

Na parte da manhã destes quatro dias decorre a vacinação das crianças com 5 a 11 anos.

Quem deseje marcar vacinação para o dia 9 de janeiro, domingo, pode fazer ainda o seu agendamento até às 23h59 de hoje, quinta-feira, dia 5, refere um comunicado dos serviços partilhados do Ministério da Saúde.

No primeiro período para estas idades, que decorreu no fim-de-semana de 18 e 19 de dezembro, foram vacinadas 95.752 crianças com a dose pediátrica da Pfizer.

A decisão de vacinar este grupo etário foi anunciada pelo Governo em 10 de dezembro, após a recomendação da DGS.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses, altura em que ficará concluído o esquema vacinal para esta faixa etária, estima o Governo.

No período da tarde, nos mesmos dias, decorrerá a administração de doses de reforço contra a Covid-19, em modalidade de Casa Aberta através de senha digital, especificamente para a Comunidade Escolar, docentes e não docentes.

Nestes casos, tem de ser pedida uma senha digital no Portal COVID-19.

Para usufruírem do sistema de senha digital da modalidade Casa Aberta os utentes devem solicitar uma senha no dia em que pretenderem ser vacinados. Neste portal, deverá ser preenchido um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista, refere o mesmo comunicado.

No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem.