Made in Sintra será impulsionador de produtos da região

Paulo Veríssimo, Frederico Gil, Basílio Horta e Hélder Cunha no lançamento do projeto "Made in Sintra"

Sintra iniciou um projeto de valorização dos seus produtores e produtos locais e endógenos através da criação da marca “Made in Sintra”, numa iniciativa que une a Câmara Municipal e a Associação empresarial local e que aposta na certificação e atribuição de selos de qualidade.

Este projeto inédito é uma estratégia que contribui para a dinamização, produção, transformação e comercialização dos produtos regionais, mobilizando agentes económicos de Sintra na defesa do que é produzido no concelho.

Para Basílio Horta, esta parceria na defesa de Sintra é mais um passo para “reforçar a dinâmica e resiliência económica do segundo maior concelho de Portugal”. O presidente da Câmara de Sintra lembra que a união entre “o tecido produtivo, empresarial e económico” permite não só colocar Sintra como um símbolo de qualidade das suas pessoas e dos seus agentes, como levar os seus produtos a todo o mundo. “O concelho de Sintra, com os seus cerca de 400 mil habitantes e 320 Km2 de território, é hoje um dos motores do desenvolvimento sustentável de que o país precisa”, sublinha Basílio Horta.

“Made in Sintra” é uma marca de divulgação dos produtores e dos produtos locais, únicos no país e no mundo, que reúne as queijadas, os travesseiros e doçaria existentes por todo o concelho, os vinhos, o leitão de Negrais, o queijo fresco, o pão, a framboesa, os cogumelos, a cerveja artesanal, o gin, o mel, o azulejo, o mármore e o artesanato, entre outros.

Paulo Veríssimo, responsável pelo projeto no âmbito da AESintra – Associação Empresarial do Concelho de Sintra, defende que “o segredo não é, nem nunca foi a alma do negócio. O segredo está na partilha do conhecimento e das experiências, nas sinergias, no foco e no sentido de oportunidade. O Made in Sintra é o nosso segredo. Esta marca é o chapéu de divulgação dos produtos locais de uma região que tão bem expressam a nossa cultura e os nossos saberes ancestrais”.

Este projeto está aberto a todos os produtores e empresários de Sintra que queiram inscrever-se através da plataforma www.madeinsintra.pt ou do email geral@madeinsintra.pt