Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em procissão pelas ruas do Algueirão | Foto: Sintra Notícias -ARQUIVO

As imagens da Virgem Peregrina de Fátima vão realizar, em 2022, 14 viagens, entre as quais se destacam as previstas para os Estados Unidos da América, França, Nicarágua, Argentina, Itália, Chile, Países do Cáucaso, Espanha e Colômbia.

A Imagem n.º 1, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, só sai em ocasiões muito especiais e para 2022 “não está prevista nenhuma visita com esta imagem”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Por seu turno, a Imagem da Virgem Peregrina n.º 2 estará de 16 a 23 de maio no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, de Leiria e a visita acontece no âmbito desta instituição celebrar 80 anos de existência no ano de 2022.

A 25 de junho esta imagem ruma à diocese de Aveiro, à Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, Costa Nova do Prado, para celebrar 33.º aniversário desta comunidade.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 3 de 30 de setembro a 5 de novembro, marcará presença num congresso a decorrer em Miami, nos EUA, organizado pelas Servas dos Corações Trespassados de Jesus e Maria.

O tema do congresso, que alude diretamente à mensagem de Fátima, é a afirmação de Nossa Senhora na aparição de junho: “Não tenhas medo, o meu Imaculado Coração será o teu refúgio”. Segundo D. Thomas Wenski, Arcebispo de Miami, é ainda intenção levar a Imagem Peregrina a várias paróquias da diocese.

A diocese de Nanterre, França, irá acolher a Imagem da Virgem Peregrina n.º5, de 1 de outubro de 2022 a 31 de agosto de 2023, numa caminhada preparatória para a Jornada Mundial da Juventude 2023, em Portugal.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 8 estará ao longo do mês de maio na Paróquia de Santa Maria la Nova, diocese de Aversa, Itália, para viver de forma mais intensa o mês de Maria.

Esta imagem durante o mês de outubro estará nesta mesma diocese, mas na Paróquia de São José e Santa Eufémia.

As Paróquias de Astromil e Rebordosa, Paredes, diocese do Porto, irão acolher a Imagem da Virgem Peregrina n.º 9 durante os meses de setembro e outubro.

No que toca aos Países do Cáucaso (Geórgia, Arménia e Azerbaijão), esta peregrinação esteve programada para 2021, mas, devido à pandemia, foi adiada, para 2022, ainda sem uma data definida.

Também a Paróquia de São Sebastião Mártir, de Mentrida, diocese de Toledo, Espanha., vai acolher uma das Imagens da Virgem Peregrina ainda com datas a definir, tal como acontece com várias dioceses da Colômbia, na América do Sul.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.


Sintra Notícias com agência Ecclesia