Portugal deve atingir os 37 mil casos na primeira semana de janeiro

Marta Temido, ministra da Saúde, na Palácio Valenças, em Sintra | Foto: arquivo

Portugal deverá atingir 37 mil novos casos de infeção com o coronavírus na primeira semana de janeiro, mais do dobro do máximo de 17.172 registados hoje, disse hoje à Lusa Marta Temido.

Portugal registou esta terça-feira 17.172 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, o maior número de novos casos desde o início da pandemia, e mais 19 mortes associadas à covid-19, indicam números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Até agora, o máximo de novos casos era de 16.432 casos, que foram registados em 28 de janeiro. 

As previsões apontam também para que em 07 de janeiro sejam atingidos mais de 37 mil novos casos, disse Marta Temido, sublinhando que o risco de transmissão efetivo está em 1,3, o que é “muito elevado”, com uma estimativa de tempo de duplicação de oito dias.

“Como infelizmente antecipámos, estamos perante um crescimento muito intenso do número de casos e provavelmente manter-se-á este ritmo de crescimento nos próximos dias”, alertou a ministra.

“Se conseguirmos cumprir responsavelmente as medidas que temos em vigor a nossa expectativa é de que consigamos reduzir este ritmo de transmissão e ganhar tempo para mais vacinação, para mais proteção”, adiantou.

Marta Temido lembrou que o período de contenção, que foi antecipado uma semana, teve início no sábado e que “é preciso que o tempo aconteça” para se poder ver “alguns resultados”.

“No entretanto, é muito importante que cada um de nós cumpra rigorosamente o teletrabalho, as orientações de isolamento quando elas são aplicadas, o evitar de contactos desprotegidos e, caso seja elegível, a vacinação”, insistiu.