Museu Anjos Teixeira abre com novas condições

Museu Anjos Teixeira, Sintra | Foto: Sintra Notícias - arquivo

Estão concluídos os trabalhos de reparação e conservação do MAT – Museu Anjos Teixeira, num investimento da autarquia no valor de 72 mil euros.

Durante cerca de seis meses o espaço esteve encerrado ao público para a realização da empreitada de requalificação, do Museu que reabre com novas condições.

Os trabalhos consistiram na substituição da cobertura, conservação das fachadas e caixilharias, assim como reparações e pinturas interiores.

Segundo a autarquia de Sintra o MAT está pronto para abrir as suas portas no dia 11 de janeiro de 2022.

Museu Anjos Teixeira

O Museu Anjos Teixeira é dedicado à mostra da escultura de dois grandes Mestres portugueses, pai e filho, Artur Gaspar e Pedro Augusto dos Anjos Teixeira, cujas conceções (desenho e escultura) se inserem no Naturalismo, Realismo, Tardo-Naturalismo e Neo realismo. Ambos exploraram as temáticas da anatomia humana e animal, o trabalho, a liberdade, as profissões, a condição feminina e as figuras históricas e religiosas.

A 24 de setembro de 1974, o Mestre Pedro Augusto dos Anjos Teixeira legou oficialmente à Edilidade Sintrense todo o seu espólio (de cariz neo-realista) e boa parte da do seu pai, Artur Gaspar dos Anjos Teixeira.

As obras destes dois grandes mestres escultores contemporâneos ficariam assim reunidas no mesmo espaço. Em 1976 abre ao público passando a ser residência do mestre Pedro Teixeira, que a transformou numa Casa-Museu pública e num atelier vivo, onde aí deu aulas de escultura entre 1977 e 1992.

Mais tarde, o museu sofreu obras de beneficiação no seu interior, tendo-se optado pela pintura de paredes e peanhas em tons mais claros, por forma a destrinçar o que é infraestrutural e o que está exposto e procedido ao tabelamento de todas as peças expostas.

Encontra-se instalado num imóvel construído nos inícios do século XX para azenha que, na Azinhaga da Sardinha, aproveitava as águas do Rio do Porto.

Museu Anjos Teixeira, Sintra | Foto: Sintra Notícias – arquivo

Horário
De 3ª feira a 6ª feira: 10h00 – 18h00
Sábado e domingo: 12h00 – 18h00
Admissão de visitantes até 1 hora antes do fecho
Encerra à 2ª feira e feriados

Características e Serviços
Visitas Guiadas 
Instalações sanitárias 
Parque de estacionamento

Atividades de Animação
Serviço educativo com ateliês direcionados ao pré-escolar e a todos os ciclos. 

Outras Informações
Coleções / Patrimónios Legado artístico de dois grandes escultores portugueses contemporâneos: Artur Anjos Teixeira (1880-1935) e Pedro Anjos Teixeira (1908-1997), respetivamente pai e filho.