Sintra reforça apoio no acolhimento e integração de migrantes

Tapada das Mercês, Freguesia de Algueirão Mem Martins (Sintra) | Foto: Sintra Notícias - arquivo

O executivo da Câmara Municipal de Sintra aprovou, a celebração de Protocolo de Cooperação entre o Município e o Alto Comissariado para as Migrações para o desenvolvimento do projeto “Integrar Valoriza”.

O projeto-piloto “Integrar Valoriza” pretende fomentar o trabalho em rede, reforçando as respostas de integração em cada território abrangido, operacionalizando e descentralizando os recursos conducentes à prestação de respostas que permitam o acompanhamento adequando das situações, nomeadamente ao nível social, laboral, habitacional, educacional, da saúde, mas também cívico.

“Um dos nossos principais objetivos é a construção de um concelho justo, de um lugar sustentado no princípio da igualdade”, disse na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, considerando que “o trabalho realizado em prol dos migrantes é muitíssimo meritório para a construção da paz e da tolerância”.

Com a realização deste protocolo a autarquia pretende reforçar a integração e a inclusão social, em particular, das populações migrantes, designadamente através da implementação de políticas públicas de acolhimento e integração destas comunidades.