Fim de semana de pouca chuva, mas de muito frio que veio para ficar. Em algumas zonas do país a neve já se fez anunciar. Nas redes sociais são muitos os internautas a partilhar imagens.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este fim de semana apontava confirmava frio em todo o país e em particular na Serra da Estrela e a zona do Minho com temperaturas negativas.

A massa de ar polar que atingiu Portugal esta semana trouxe também uma descida acentuada da temperatura e até de neve nas terras altas.

Para este domingo prevê-se um aumento da nebulosidade em todo o território continental, aguaceiros no litoral Norte e Centro e a descida da temperatura, em especial da mínima. Guarda e Viseu vão registar -2ºC no domingo e Vila Real -1ºC.

No resto do território continental, as mínimas vão oscilar no domingo entre os 8ºC em Lisboa, 6ºC em Faro, os 5ºC no Porto e os 3ºC em Évora. As máximas vão variar entre os 16ºC em Faro, os 15ºC em Lisboa, os 13ºC no Porto e 5ºC na Guarda, o distrito mais frio do país. Na Serra da Estrela, os termómetros deverão mesmo marcar -7ºC este domingo. 

Devido à agitação marítima, os distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas com quatro metros. Um aviso que se estende para domingo a todos os sete distritos do litoral Norte e Centro (Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo). 

No Twitter da página especializada ‘Meteo Trás os Montes’ apresenta vídeos do fenómeno meteorológico.