Sintra

O Município de Sintra alcançou a posição A- em liderança, num estudo realizado pela CDP – Disclosure Insight Action, que analisa a transparência nas políticas e ação climática das cidades.

De acordo com a organização, Sintra “demonstrou padrões de boas práticas em adaptação e mitigação, definiu objetivos ambiciosos, mas realistas, e fez progressos para atingir esses objetivos. A cidade tem planos estratégicos em vigor para assegurar que as ações que estão a ser adotadas reduzirão os impactos climáticos e as vulnerabilidades dos cidadãos, das empresas e das organizações nela instaladas.”

“A luta contra as alterações climáticas é cada vez mais um combate transversal que mobiliza entidades públicas e organizações da sociedade civil”, referindo que “todas as intervenções em vigor no município têm sempre em atenção o impacto ambiental e territorial”, refere o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

No relatório apresentado, a CDP destaca os “planos estratégicos e holísticos em vigor” em Sintra, que irão no futuro “reduzir os impactos climáticos e as vulnerabilidades dos cidadãos, das empresas e das organizações nela instaladas”.

Na componente de adaptação às alterações climáticas, o município obteve a nota máxima (A), com média superior ás cidades europeias (B) e a nível mundial (D).  Em relação à mitigação, Sintra obteve a nota A-, um resultado superior à média europeia (C) e mundial (D).

Tendo em conta que a sustentabilidade das cidades é essencial para o combate às mudanças climáticas, o CDP – Disclosure Insight Action ajuda as cidades a reunir e entender os dados necessários para tomar medidas no sentido de se prepararem para as alterações climáticas.

O município de Sintra integra a plataforma CDP por via da participação no secretariado de gestão da Rede de Municípios para a Adaptação às Alterações Climáticas (adapt.local), desde 2019.

A plataforma CDP é uma das plataformas oficialmente reconhecidas pelo Global Covenant of Mayors for Climate & Energy, da qual constam atualmente mais de 1000 cidades subscritoras.