Ciclo de Concertos de Natal em Igrejas do concelho de Sintra

Arranca esta sexta-feira um Ciclo de Concertos de Natal, com seis espetáculos de acesso gratuito, de música sacra em diversas igrejas e no Centro Cultural Olga Cadaval, iniciativa que vai decorrer de 19 de novembro a 17 de dezembro, às 21h00.

“A Arte e o Divino” será o mote desta programação, que proporcionará uma oportunidade única de ouvir alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais dos quais se destacam a violinista Rachel Podger e a soprano Céline Scheen que irão liderar a recém-criada Real Câmara, uma orquestra barroca especializada na interpretação musical com instrumentos de época, de enorme qualidade.

O Ciclo de Concertos oferece um conjunto diversificado de repertórios que apresentado que incluirá obras de compositores portugueses como Afonso Lobo, Manuel Cardoso e Lopes Graça, passando também pelos incontornáveis Pergolesi, Vivaldi, Telemann, assim como Berlioz e Max Reger, abarcando de uma forma muito abrangente um período histórico que irá percorrer sonoridades desde século XI ao século XX.

O Ciclo de Concertos de Natal é uma iniciativa promovida pela Câmara de Sintra, que pretende democratizar o acesso à fruição das artes nos mais diversos espaços e descentralizar a oferta cultural do concelho.

A entrada é livre, mas está limitada à lotação disponível, com a reserva de até dois bilhetes por pessoa a fazer-se exclusivamente online na Ticketline.

PROGRAMA

19 novembro, 21h00 | Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Colares
ARS ELOQUENTIA
O requinte da Trio-Sonata barroca nas cortes Europeias e as influências artístico- alemãs, italianas e francesas num dos mais importantes géneros musicais escritos para música de câmara no séc. XVIII. 

26 novembro, 21h00 | Igreja de São Pedro de Almargem do Bispo
GRUPO VOCAL OLISIPO

O Legado da Música polifónica Sacra dos compositores portugueses e a herança estilística da “Idade de Ouro”.

3 dezembro, 21h00 | Igreja de Nossa Senhora da Saúde da Penha Longa
ALMA ENSEMBLE

Do Canto Gregoriano ao Séc. XXI: uma viagem temporal pela Música Sacra dos compositores Europeus.

4 dezembro, 21h30 | Igreja de Paroquial de S. Martinho
AGRUPAMENTO VOCAL SACRA MÚSICA
Marcando a celebração do 1º aniversário do restauro do Órgão Histórico da Igreja Paroquial de São Martinho, o programa será dedicado em exclusividade ao culto mariano, com o reportório a incluir o Canto Gregoriano, a Música Religiosa Medieval e a Polifonia Portuguesa/ Ibérica.

10 dezembro, 21h00 | Igreja de Paroquial de S. Martinho
LA PAIX DO PARNASSE

Advento, a preparação para a comemoração do nascimento de Jesus pela mão dos mestres do barroco Vivaldi, Händel, Mozart, Pergolesi e Corelli.

17 dezembro, 21h00 | Centro Cultural Olga Cadaval
ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA D. FERNANDO II

Sob direção do seu maestro titular Cesário Costa, o programa será inteiramente dedicado ao período barroco, com obras de 3 geniais compositores: Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel e o português Francisco António de Almeida.