Exposição de Maria Aurelina Valle

A partir de 20 de novembro e até 8 de janeiro, a Câmara de Sintra presta homenagem à pintora Maria Aurelina Valle, com uma exposição das suas obras, na Galeria Municipal – Casa Mantero.

A exposição celebra o 100.º aniversário do nascimento da artista (Lisboa, 1921–Algueirão, 2010), tendo como objetivo celebrar a sua memória e a sua obra.

“Esta é uma distinta homenagem para com uma artista de sensibilidade única, que sentia o que via e espelhava esses sentimentos na tela, de um modo singular”, lê-se em comunicado. “O reconhecimento do percurso artístico e profissional da pintora, e o fato de sempre ter tido uma forte ligação com Sintra, transformam este tributo num momento de grande significado”, acrescenta a entidade.

A artista era amante da natureza, retratando nas suas obras zonas urbanas e rurais, “lugares que fizeram parte da sua vida e da sua história, por forma a deixar o seu testemunho para gerações futuras”. Estes lugares foram a base das suas “paisagens idílicas, onde o sonho e a realidade se misturam”, com recurso a técnicas que “enalteceram a simplicidade e a beleza das formas que compunham a atmosfera das diversas paisagens”.

Maria Aurelina Valle

Maria Aurelina Valle estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e no Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso Superior de Piano. Frequentou, ainda, o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Dedicou-se também ao ensino da música, fez teatro amador como ensaiadora, artista e compositora e colaborou assiduamente com o jornal regional Vila Saloia, de Algueirão.

Em 2002, a pintora recebeu a Medalha de Mérito Municipal, Grau Bronze, pelo reconhecimento do seu percurso artístico e profissional e a ligação que manteve com Sintra.