Obras no Centro de Saúde de Colares | Foto: Jornal Correio de Sintra

O Centro de Saúde de Colares encerrou na passada sexta-feira, devido às obras de alargamento e reabilitação do edifício, que se prolongam por  30 dias, avança o Jornal CORREIO DE SINTRA, desta sexta-feira, junto de fonte camarária.

Segundo o jornal, que já se encontra em distribuição no concelho de Sintra, as consultas e restante serviço de apoio e assistência aos utentes, passam a funcionar provisoriamente e em exclusivo, no piso 0 (módulo verde) do novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins.

Uma situação de recurso que se vai manter “até que as obras estejam concluídas”, segundo Clara Pais, diretora Executiva do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Concelho de Sintra, considerando “incompatível a prestação dos cuidados de saúde aos utentes, com a realização em simultâneo das obras”.

O único “impacto negativo é a equipa não estar a funcionar no local, em Colares, junto dos utentes”, refere a responsável, reafirmando que “tudo está preparado” para dar resposta, “como se lá estivéssemos”.

Questionado sobre o assunto, Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares em declarações ao SINTRA NOTÍCIAS/CORREIO DE SINTRA, reconhece a “grande importância e significado” das obras na unidade de saúde, “há muitos anos desejada e reclamada”, mas também não esconde a sua “preocupação”, pela “transferência apressada” dos profissionais para o Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins, “até que as obras estejam concluídas”.

“Não queremos que ninguém deixe de ir ao Centro de Saúde por não ter transporte”, sublinha Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares

O autarca fala de uma “decisão surpreendente” da ACES de Sintra e lamenta que na altura própria não tenha sido possível “ponderar uma alternativa como tinha sido sugerido”, nomeadamente quanto ao  transporte de utentes.

Uma situação só agora ultrapassada e por iniciativa da própria Junta de Freguesia, que disponibilizou um “espaço provisório de atendimento administrativo”, na Alameda Coronel Linhares de Lima, na Várzea de Colares [junto ao parque infantil].

Neste espaço, que conta com o apoio de uma funcionária disponibilizada pela ACES de Sintra e funciona das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00, é possível organizar em coordenação com as Associações de Bombeiros Voluntários de Colares e Almoçageme, o transporte de utentes, entre aquelas instalações da Junta de Freguesia de Colares e o Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins.

“Não queremos que ninguém deixe de ir ao Centro de Saúde por não ter transporte”, sublinha Pedro Filipe, que só lamenta que “na altura própria o assunto não tenha sido considerado e valorizado, como prioritário”.

Recorde-se, neste momento decorrem as obras de alargamento e reabilitação do edifício do Centro de Saúde de Colares, que consiste na criação de mais quatro gabinetes no piso 0, ampliação da antecâmera da entrada, pinturas e tratamento da área exterior envolvente, incluindo a criação de lugares de estacionamento, dois deles para pessoas com mobilidade condicionada. 

Confira alguns dos destaques de 1.ª Página, do
jornal Correio de Sintra
, desta semana:

Edição de sexta-feira do Jornal Correio de Sintra

Fotografia: Jornal Correio de Sintra