Vila de Sintra | Foto: Sintra Notícias - arquivo

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva e descida da temperaturas para os próximos dias. “Alteração significativa das condições do estado do tempo”, isto é “o tempo seco e ameno dos últimos dias” vai dar lugar a chuva e a uma “descida gradual das temperaturas máximas, até domingo, 31 de outubro.

Na região da grande Lisboa, a temperatura máxima prevista ronda os 20 graus.

A mudança na temperatura deve-se à presença do anticiclone que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental que vai ficar mais fraco, permitindo “passagens de massas de ar tropicais e com elevado conteúdo em vapor de água, transportadas latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como ‘rio atmosférico'”.

O IPMA refere que a mudança de tempo “deverá originar precipitação persistente na generalidade do território, e tem potencial para produzir chuvas persistentemente fortes, em especial nas regiões do Centro e Sul, onde os impactos poderão ser significativos”.

Chuva no Minho e Douro Litoral que deverá estender-se gradualmente às restantes regiões Norte e Centro. O tempo chuvoso também na região Sul, já esta sexta-feira.

O vento deverá, igualmente, aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e há ainda previsão de aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas ilhas.