Alunos do concelho em ações de sensibilização da “Rota da Energia”

Rota da Energia | Foto: arquivo

A ADENE- Agência para a Energia em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Sintra realizou 3 sessões sobre a Rota da Energia dirigidas aos alunos do 8.º ano da Escola Básica Integrada D. Carlos I, em Lourel, no passado dia 21 de outubro.

Estas ações pretendem sensibilizar os jovens para a temáticas das alterações climáticas, contribuindo para aumentar a ação individual e coletiva, através das mudanças de comportamento e de estilo de vida

Desenvolvida pela ADENE, através do CINERGIA, a Rota da Energia foi desenvolvida com o objetivo de responder ao desafio das alterações climáticas, espelhando o empenho de Portugal no cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, para uma Europa mais verde e descarbonizada, e uma transição climática justa.

A Rota da Energia, numa articulação entre a ADENE e a Câmara de Sintra, tem prevista a realização de sessões de informação, sensibilização e formação, levando o conhecimento até às pessoas, instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia e dar a entender o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável.

As sessões dedicadas às Escolas do 3º Ciclo têm uma duração média de 40 minutos, em formato presencial, centrando-se nos conceitos básicos da energia, na distinção de energias renováveis e combustíveis fósseis, bem como nos ciclos de energia.