A Embaixada da Dinamarca lança, esta quinta-feira, dia 22 de outubro, pelas 11h00, a aplicação “Lembro-me® da beleza de Sintra”, baseada nas experiências de Hans Christian Andersen durante a sua estadia em Sintra, em 1866. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Este é um roteiro único sobre a estadia do escritor de histórias infantis e poeta dinamarquês e passa por locais emblemáticos como a casa onde viveu e visa promover o Turismo Literário em Sintra.

Após o lançamento da app está prevista a realização de uma caminhada ao som de “Lembro-me® da beleza de Sintra”, um roteiro que pode ser acompanhado a pé a partir da Fonte da Sabuga, subindo a Calçada dos Clérigos para a Igreja de Santa Maria e que termina perto da Igreja de São Pedro, passando pela casa da família O’Neill, onde ficou como hóspede.

Viagem de Hans Christian Andersen a Portugal

Há 150 anos Hans Christian Andersen visitou Portugal e apaixonou-se pelo país e pelo seu povo. Descreve o seu percurso no livro “Uma visita a Portugal 1866”. O que há de único no livro de Andersen e sobretudo nas suas descrições da antiga cidade real de Sintra, hoje Património Mundial da Unesco, é que a vila ainda se parece com o lugar que Andersen visitou e sobre o qual escreveu.

O diário de viagem de Hans Christian Andersen em Sintra ganha nova vida num outro formato, ao recontar trechos selecionados no passeio sonoro do compositor dinamarquês Hans Sydow: Jeg kan huske® Sintras dejlighed / Lembro-me® da beleza de Sintra / I remember® Sintra’s beauty. 

Com a aplicação LYDLANDKORT, o visitante pode ouvir as histórias associadas ao local por onde passou Hans Christian Andersen. O GPS do telefone deteta onde estamos e reproduz os sons e histórias associadas ao lugar. A aplicação, disponível em português, inglês e dinamarquês é produzida por RESONANCE.DK em cooperação com a Embaixada da Dinamarca em Portugal e com apoio financeiro da Danish Arts Foundation, Autorkontoen e DJBFA.

“Inigualável Sintra, a mais bela e decantada parte de Portugal” — Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen esteve em Sintra hospedado na casa da família O’Neill, de 26 de Julho e 8 de Agosto de 1866. Durante a sua estadia em Sintra, Andersen pôde visitar o Ramalhão, a Quinta do Relógio, o Palácio da Vila e o da Pena, o Convento dos Capuchos, o Palácio e o Parque de Monserrate, Seteais, a Serra, o Paço dos Ribafrias, a Quinta de Penha Verde e a Igreja de Santa Maria de Sintra.

Disse que “todo o estrangeiro poderá encontrar em Sintra um pedaço da sua pátria. Eu descobri aí a Dinamarca. Mas julguei reencontrar muitos pedaços queridos de outras belas terras…”. “Ao Palácio da Vila falta inteiramente beleza com as duas chaminés acopladas que mais parecem garrafas de champanhe.” Mas “diferente, mais belo e pitoresco” é “o palácio de Verão de D. Fernando”. “Todo o caminho da serra é um jardim, onde a natureza e arte maravilhosamente se combinam, o mais belo passeio que se pode imaginar.” Monserrate, uma “verdadeira vinheta das Mil e Uma Noites, uma visão de conto de fadas”.

“Inigualável Sintra, a mais bela e decantada parte de Portugal”.

Tome nota:
Local de encontro para a caminhada: Fonte da Sabuga, Sintra
É aconselhado o uso de calçado confortável.
Os participantes devem trazer consigo smartphone e headphones.