Trabalhos de recuperação do Parque Florestal da Piedade da Serra

Arquivo

Foram retomados os trabalhos de recuperação e reconversão do Parque Florestal da Piedade da Serra, em Almargem do Bispo, no concelho de Sintra.

No local foram intervencionados cerca de 8 hectares de zona florestal, com ações de gestão de combustível, e plantação de 5000 espécimes e requalificação de infraestruturas existentes. 

As invasoras lenhosas, nomeadamente as acácias, “estão gradualmente a ser eliminadas e substituídas por espécies autóctones, com o principal objetivo de fomentar a biodiversidade do espaço e sua qualidade ambiental, diminuindo o risco de incêndio e criando uma zona aprazível de recreio aberta a toda a comunidade”, informa a autarquia em nora de imprensa.

Refira-se, atualmente decorrem trabalhos de manutenção do espaço já intervencionado, abertura de novas áreas no acacial e adensamento dos locais com novas espécies autóctones.

Nas intervenções de plantação de novas espécies pretende-se a participação ativa da comunidade, nomeadamente dos jovens, na construção e valorização do espaço comum.

Decorre no local o projeto da autarquia “Mãos na Serra” que, em parceria com as escolas do concelho, levando a cabo diversas ações desta temática que promovem o contacto de crianças e jovens com a natureza.