Obra de terraplanagem para a construção do novo Hospital de Sintra. na Cavaleira

Estão a decorrer a bom ritmo as obras para a construção do novo Hospital de Sintra, situado na Cavaleira, no Algueirão, junto à autoestrada 16 (A-16), na Freguesia de Algueirão Mem Martins.

Depois de montado o estaleiro, decorrem agora trabalhos de terraplanagem, que passa pela movimentação e remoção de terras, técnica que se destina a nivelar o terreno, tornando-o apto para a construção e instalação do novo hospital. A empresa Tecnorém, Engenharia e Construções, SA é responsável pela obra.

Segundo o Jornal CORREIO DE SINTRA, os terrenos já foram limpos de vegetação, detritos e obstáculos suscetíveis de interferir no andamento da obra e a terra excedente está a ser removida e transportada por camiões de grande capacidade de carga.

As obras para a construção do futuro Hospital de Sintra, que se iniciaram no dia 30 de agosto, deverão estar concluídas em janeiro de 2024, para servir uma população de 400 mil utentes, representando um investimento total de cerca de 72 milhões, sendo 50,6 milhões suportado pelo município de Sintra. Parte do investimento do Governo, será financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta é a primeira vez em Portugal que uma autarquia assume a construção de um hospital, facto que o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, destaca a importância do equipamento para a população do concelho e o facto de se tratar do “maior investimento alguma vez realizado pelo município”.

Mais recentemente, no decorrer de uma visita ao local, “há uma certeza que todos podem estar seguros. Vamos continuar, ainda com mais ambição, a mudar Sintra por todos que aqui vivem e trabalham”, disse Basílio Horta.

O futuro hospital de Sintra será composto por um serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro e serviço de urgência básica, para servir cerca 60 mil urgências.

A unidade hospitalar, irá dispor ainda de uma Unidade de Convalescença, unidade de esterilização e de um espaço para ensino e formação. Vai dispor ainda de uma zona de estacionamento, com capacidade para 300 lugares.

Recorde-se, atualmente os munícipes do concelho de Sintra são servidos pelo Hospital Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra, no concelho da Amadora, e pelo Hospital de Cascais.

Notícia completa no Jornal Correio de Sintra
Fotografia: Sintra Notícias